segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

JESUS VEIO PARA TODOS

Epifania,termo de origem grega,significa autoridade ou de uma divindade à comunidade.Já nos primeiros séculos do cristianismo ,passou a ser uma festa cristã assumida pela igreja para celebrar a manifestação de Jesus.No Oriente ela foi designada "festa do Natal do Senhor",o seu aparecimento na carne.No Ocidente,passou a celebrar a "revelação de Jesus ao mundo pagão".Jesus não veio somente para um povo,o povo judeu,mas veio para todos.Sua proposta de vida é para todos;a salvação que trouxe está aberta a todas as gentes.Essa salvação não vem dos poderosos de Jerusalém,mas dos pequenos periférica Belém.
Diante do nascimento de Jesus duas atitudes são possíveis:aceitá-lo ou rejeitá-lo.O evangelho desta festa nos mostra claramente que ele é buscado pelos magos e rejeitado pelos reis.A Epifania é a festa da sua manifestação a todos os povos,representados pelos magos.Desde criança,Jesus provoca decisão a favor dele ou contra ele.
Há ainda hoje,os que se deixam guiar pela estrela e os que a  ignoram ou não percebam.Jesus é a estrela  guia de nossas vida.Deus ilumina a humanidade com a pessoa de seu Filho,luz do mundo.Cabe a cada um deixar-se iluminar e guiar por Jesus a longo deste ano e sempre.
Fazer o caminho dos magos é santificar a sociedade.É esforçar-se para que as propostas do menino que nasceu em Belém  sejam aceitas por todos e assim todos possam gozar de mais vida e dignidade."A experiência mais humana e humanizante  é professarmos com palavras e gestos a fé no Deus de Jesus,guiados pela estrela,seguindo a luz da paz,justiça e fraternidade".
Pe.Nilo Luza,ssp

Nenhum comentário: